sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Hábito de Leitura

                Ler nem sempre é uma tarefa fácil. O Brasil é um grande exemplo disso. Neste país, em média cada pessoa lê quatro livros pro ano enquanto a média em países desenvolvidos é de dez livros no mesmo período. Uma pesquisa da Unesco, em 52 países, mostra que o Brasil apresenta um dos piores índices de leitura e compreensão de texto. Por que o Brasil está entre os piores? O que precisamos melhorar? Como criar o hábito de leitura?
                Existe, sim, a falta de incentivo. O único “incentivo” que grande parte dos brasileiros tem são as leituras obrigatórias para a escola. O incentivo deveria começar em casa, com os pais. Procurando sempre as revistas, jornais ou livros que lhe tragam maior interesse.
                O acesso a livros é muito fácil. Existem diversas livrarias e também grandes bibliotecas sendo que algumas são públicas. Outro problema que o Brasil enfrenta é o preço dos livros. Os mesmos são caríssimos por aqui e em países desenvolvidos têm um preço muito inferior.
                É importante que o hábito de ler comece desde pequeno, com o incentivo dos pais, freqüentando livrarias ou até mesmo lendo em casa. Até que a pessoa começa a se identificar com a leitura e começa a ir atrás da mesma por conta própria.
                Talvez essa tarefa não seja tão fácil quanto parece, mas o Brasil tem tudo para que possamos melhorar nosso índice de leitura. E quem sabe futuramente possamos ter um país mais bem desenvolvido intelectualmente e politicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário